sexta-feira, 23 de abril de 2010

Temor do Homem, e não Temor de Deus

Mas, em última análise, deve-se dizer que os bispos confirmaram a regra do celibato por temerem ao homem, e não a Deus. E “temer ao homem é lançar-se em armadilha”. (Pro. 29:25) Caso os bispos temessem a Deus, ter-se-iam deixado guiar pela Palavra de Deus. Sob o arranjo da lei mosaica, não só os sacerdotes podiam casar-se, mas tinham de casar-se para impedir que o sacerdócio desaparecesse, sendo instituição hereditária. E, entre os profetas, apenas a Jeremias se ordenou que não se casasse, que vivesse uma vida celibatária, e seu caso era especial. Deveria ser um sinal do fim funesto que aguardava sua nação. — Lev. 21:1, 7, 13, 14; Jer. 16:2-4.

E, quando chegamos às Escrituras Gregas Cristãs, o que encontramos? Na verdade, Jesus declarou que ficar solteiro por causa do reino de Deus era o estado ideal, mas, ao mesmo tempo, lançou fora todas as idéias de uma ordem de celibato baseada em votos de virgindade por afirmar: “Nem todos compreendem esta doutrina, mas só aqueles aos quais foi concedido. . . . Quem for capaz de compreender, compreenda.” — Mat. 19:10-12.

Ainda mais explícitas são as palavras do apóstolo Paulo: “É bom para o homem não ter relações com mulher. Todavia; a fim de prevenir toda a impudicícia, tenha cada um a sua mulher, e cada mulher tenha o seu marido. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que será conveniente para eles que fiquem como eu. Mas, se não conseguirem conter-se, que se casem; pois é melhor casar-se que abrasar-se.” — 1 Cor. 7:1, 2, 8, 9.

Há também as palavras inspiradas de Hebreus 13:4: “Que o matrimônio seja honrado em todas as famílias, e o leito conjugal sem mácula, porque os impudicos e os adúlteros, julgá-los-á Deus.” É óbvio que tais palavras não dão margem à idéia de que o casamento ‘contaminaria’ o ministro de Deus, como certo bispo se expressou!

Efetivamente, muito embora Jesus indicasse que o estado ideal para o ministério cristão era o de solteiro, o casamento parece ter sido a regra geral entre os apóstolos, pois o apóstolo Paulo escreveu: “Não temos o direito de levar conosco uma senhora, irmã, [casar-nos com uma mulher crente, The New American Bible] como fazem os outros apóstolos, inclusive os irmãos do Senhor e Cefas?” Sim, é muito provável que todos os apóstolos tenham sido casados, excetuando-se Paulo. — 1 Cor. 9:5.

E, não só as Escrituras Gregas Cristãs, por preceito e por exemplo, fazem provisão para o casamento dos ministros cristãos, mas também indicam que um dos sinais da apostasia é proibir o casamento: “O Espírito diz expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, para aderirem a espíritos enganadores e a doutrinas diabólicas; seduzidos pela hipocrisia de impostores, ferreteados a fogo na sua consciência, eles proibirão o matrimônio. — 1 Tim. 4:1-3.

É deveras digno de nota que se pode procurar em vão as referências bíblicas entre os relatórios tanto católicos como acatólicos sobre os debates do sínodo quanto ao celibato opcional e a ordenação de homens casados em situações especiais. Isto poderia bem ter acontecido por não haver teólogos presentes. Admitiu o teólogo suíço Hans Küng que não há nada nas Escrituras que torne o celibato uma regra: “Compreendemos cada vez mais que estamos em contradição com a liberdade que nos é dada pelo Novo Testamento. Temos nós o direito de fazer disto uma lei universal’ Não é isto o que Jesus desejava.” — The Auckland Star, 22 de setembro de 1971.

Vai continuar aderindo a uma religião que advoga ensinos tão óbvia e admitidamente contrários à Palavra de Deus? Esta é uma questão de séria preocupação para todos os católicos que deveras desejam agradar a seu Criador.

Um comentário:

  1. Toni, parabéns pelo tema abordado com tanta clareza.

    Enquanto os homens forem tementes ao homem e despresarem a palavra de Deus, os escandalos de pedofilia se multiplicarão dentro de Igreja católica, pois Deus nuca irá abençoar uma doutrina que contraria sua Palavra. Devemos nos lembrar que a inquisição acabou e que devemos ser "escravos" de Jesus, pois só ele já fez a parte dele para dar salvação a humanidade, só faltam os perdidos reconhecerem e se beneficiar do sacrifício feito pelo cordeiro perfeito.

    Sergio 02-06-2010
    ssantos5@uol.com.br

    ResponderExcluir