sexta-feira, 23 de abril de 2010

Os bispos confirmam o celibato — por quê?

O SÍNODO de bispos católico-romanos de 1971 se reuniu na Cidade do Vaticano de 30 de setembro a 5 de novembro. Muitos católicos aguardavam esperançosamente o que tal reunião de uns 210 bispos e 40 outros sacerdotes e leigos realizaria. Isto era evidente em manchetes tais como as seguintes, em publicações católicas: “Esperança no Sínodo.” “Poderia Surpreender-nos o Sínodo?” “O Sínodo de 1971: Convocação Para Serviço.” Também se dizia: “O Sínodo Romano de 1971 precisa ser um marco histórico.”

Materializaram-se tais esperanças? Não, segundo as manchetes que apareceram na imprensa católica no fim do sínodo: “O Sínodo despedaçou as expectativas.” “Foi o Sínodo um Desastre!” ‘Ide, e não Realizeis Outro Sínodo.” “Sínodo emaranhado em sua própria burocracia.” “O clero de Illinois está irado com o sínodo.” “Küng: Sínodo foi um fracasso.”

Um sínodo é, literalmente, uma “reunião” de líderes religiosos; e, assim, a reunião dos apóstolos e anciãos em Jerusalém por volta de 49 E. C., para considerar a questão da circuncisão, poder-se-ia dizer, era um sínodo. (Atos, capítulo 15) A provisão de bispos católico-romanos se reunirem era produto do Concílio Vaticano II, e sínodos anteriores foram realizados em 1967 e 1969. Tais sínodos têm sido descritos como “a maior mudança estrutural já feita pelo segundo Concílio do Vaticano”. Para tal reunião, o Papa Paulo colocou na agenda dois assuntos importantes: “O Sacerdócio Ministerial” e “Justiça no Mundo”.

Ao passo que os bispos e sacerdotes católicos estavam grandemente interessados neste sínodo, isto dificilmente se poderia dizer do católico mediano. Como o editor e redator do National Catholic Reporter se expressou: “Pondo as coisas em sua devida perspectiva, devemos continuar lembrando-nos de que a maioria dos católicos no mundo não sabem e nem se importam que um Sínodo Mundial dos Bispos esteja ocorrendo aqui [em Roma]. . . . Mas, infelizmente, também se tem a impressão aqui de que muitos dos bispos têm o mesmo sentimento para com as pessoas de lá longe’. Parecem estar isolando-se.” Outro semanário católico, Commonweal, publicou em editorial: “Para muitos de nossos amigos e leitores, nós sabemos, uma reunião de bispos parece tão relevante como um congresso de concessionários Edsel [Edsel é o nome dum carro não mais fabricado e que constituiu um erro multimilionário em dólares da Companhia Ford].”

Nenhum comentário:

Postar um comentário