domingo, 18 de abril de 2010

O Que Significa a Doutrina da Trindade

Alguns concluem que o ensino da Trindade significa simplesmente atribuir deidade ou divindade a Jesus. Para outros, a crença na Trindade simplesmente significa a crença no Pai, no Filho e no espírito santo.

Contudo, um exame detido dos credos da cristandade mostra quão lamentavelmente inadequadas são tais idéias em relação à doutrina formal. Definições oficiais deixam claro que a doutrina da Trindade não é uma simples idéia. Em vez disso, trata-se dum conjunto complexo de idéias independentes que foram reunidas no decorrer dum longo período e, daí, entrelaçadas.

Do enfoque que a doutrina da Trindade recebeu após o Concílio de Constantinopla, em 381 EC, do Tomo de Dâmaso, em 382 EC, do Credo Atanasiano, que surgiu algum tempo depois, e de outros documentos, podemos determinar claramente a que a cristandade se refere com a doutrina da Trindade. Esta inclui as seguintes idéias definitivas:

1. Diz-se que há três pessoas divinas — o Pai, o Filho e o espírito santo — na Divindade.

2. Diz-se que cada uma dessas pessoas distintas é eterna, nenhuma tendo surgido antes ou depois da outra.

3. Diz-se que cada uma é todo-poderosa, nenhuma sendo maior ou menor que a outra.

4. Diz-se que cada uma é onisciente, sabendo todas as coisas.

5. Diz-se que cada uma é Deus verdadeiro.

6. Contudo, diz-se que não há três Deuses, mas um único Deus.

É óbvio, pois, que a doutrina da Trindade é um conjunto complexo de idéias, que inclui pelo menos os elementos vitais supracitados e envolve ainda mais, conforme fica revelado quando se examinam os pormenores. Mas, se consideramos apenas as idéias básicas já citadas, é evidente que, se qualquer delas é removida, o que resta já não é a Trindade da cristandade. Para se ter o quadro completo, todos esses aspectos têm de estar presentes.

Com este entendimento melhor do termo “Trindade”, podemos agora perguntar: Era um ensino de Jesus e de seus discípulos? Em caso afirmativo, devia ter aparecido plenamente formulado no primeiro século da Era Comum. E, visto que o que eles ensinavam se acha na Bíblia, então a doutrina da Trindade ou é ou não é um ensino bíblico. Se é, deve ser claramente ensinado na Bíblia.

Não é razoável pensar que Jesus e seus discípulos ensinariam às pessoas a respeito de Deus e, no entanto, não lhes diriam quem é Deus, especialmente levando-se em conta que se esperaria que alguns crentes até sacrificassem a vida por Deus. Assim, Jesus e seus discípulos deviam ter dado a mais alta prioridade a ensinar a outros esta doutrina vital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário