As outras duas ocorrências da palavra thre·skeí·a se dão na carta escrita pelo discípulo Tiago, membro do corpo governante da congregação cristã do primeiro século. Ele escreveu: “Se algum homem achar que é adorador formal [“ser religioso”, Almeida], contudo não refrear a sua língua, mas prosseguir enganando seu próprio coração, a forma de adoração [“religião”, Almeida] de tal homem é fútil. A forma de adoração [“religião”, Almeida] que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas na sua tribulação, e manter-se sem mancha do mundo.” — Tiago 1:26, 27.
Sim, atentar à posição de Jeová sobre religião é vital se queremos ter a sua aprovação e sobreviver para o novo mundo que ele prometeu. (2 Pedro 3:13) Tiago mostra que a pessoa talvez se considere verdadeiramente religiosa, não obstante, a sua forma de adoração talvez seja fútil. A palavra grega aqui traduzida “fútil” significa também “ociosa, vazia, infrutífera, inútil, impotente, desprovida de verdade”. Poderia ser assim no caso de alguém que afirmasse ser cristão mas não refreasse a sua língua nem a usasse para glorificar a Deus e edificar outros cristãos. Estaria “enganando seu próprio coração”, e não estaria praticando “a religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus”. (Almeida) O que vale é o ponto de vista de Deus.
Tiago não enumera todas as coisas que Deus exige com relação à adoração pura. Em consonância com o tema geral de sua carta, que é a fé provada por meio de obras e a necessidade de manter-se livre da amizade com o mundo de Satanás, Tiago realça apenas dois requisitos. Um deles é “cuidar dos órfãos e das viúvas na sua tribulação”. Isto envolve o verdadeiro amor cristão. Jeová sempre tem demonstrado preocupação amorosa pelos órfãos e pelas viúvas. (Deuteronômio 10:17, 18; Malaquias 3:5) Uma das primeiras medidas do corpo governante da congregação cristã, do primeiro século, foi em favor de viúvas cristãs. (Atos 6:1-6) O apóstolo Paulo deu instruções detalhadas a respeito de zelar amorosamente pelas viúvas idosas, necessitadas, que se haviam mostrado fiéis ao longo dos anos e que não tinham família que as ajudasse. (1 Timóteo 5:3-16) O hodierno Corpo Governante dos estudantes da Bíblia também tem dado instruções precisas sobre “Como Cuidar dos Pobres”, declarando: “A verdadeira adoração envolve cuidar dos fiéis e leais que talvez necessitem de ajuda material.” (Veja o livro Organizados Para Efetuar o Nosso Ministério, páginas 121-2.) Corpos de anciãos ou cristãos individuais que negligenciassem isso estariam sendo omissos num importante aspecto da forma de adoração que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário