A religião desempenha importante papel na natureza e na história da humanidade. The New Encyclopædia Britannica (Nova Enciclopédia Britânica) fala da religião “como um fato na experiência, na cultura e na história humana” e acrescenta: “Existem evidências de atitudes e lealdades religiosas em todos os setores da vida humana.” Mas a História mostra que nenhuma das principais religiões do mundo tem sido uma bênção para a humanidade.
Jawaharlal Nehru, estadista indiano, comentou certa vez: “O espetáculo do que se chama religião, ou, de qualquer forma, a religião organizada, na Índia e em outros lugares, enche-nos de horror.” Considerando as guerras que já foram travadas e os crimes cometidos em nome da religião, pode você honestamente discordar dele?
No século 18, Voltaire, filósofo francês, fez uma interessante distinção. Ele escreveu: “A religião, vós dizeis, produziu inúmeras ações infames. Devíeis antes dizer superstição, a superstição que reina sobre o nosso deplorável globo. A superstição é o mais cruel inimigo da adoração pura que devemos ao Ser Supremo.” Voltaire lutou contra a intolerância religiosa dos seus dias, mas manteve sua crença de que Deus é o Criador do universo. Ele percebia a distinção entre a religião verdadeira e a religião falsa.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário