Diria você que isto descreve muito bem a situação que vê em sua volta? Numa enquête nacional feita nos Estados Unidos mostrou-se: “A religião está aumentando sua influência na sociedade, mas a moralidade está perdendo sua influência. O mundo secular parece oferecer bastante evidência de que a religião não influi muito na nossa vida.”
Nem verá isso restrito a determinado país. Em país após país, as pessoas admitem que são basicamente religiosas, mas a sua vida prova que a religião as afeta cada vez menos.
Um relatório do Canadá revela-nos um dos motivos. Fala sobre os que têm uma fome espiritual, básica, mas diz que, em vez de saciarem esta fome, as grandes religiões causam “severa e ampla indigestão religiosa”. Um observador numa conferência canadense de bispos católicos queixou-se de que uma reação típica das pessoas costuma ser:
“Hoje, cada um tem profundas questões no íntimo. Não se encontram as respostas na religião, na igreja. Embora eu tenha fé, alguma coisa está faltando na igreja.”
Ou, será que já ouviu observações assim como a feita por um homem que prefere andar de bicicleta do que ir a ofícios religiosos: “Uma porção dos pregadores estão nisso pelo dinheiro. A pregação é hoje em dia um grande negócio.”
segunda-feira, 22 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário