quinta-feira, 13 de maio de 2010

Vencer Esta Falta Particular

Se um cristão tiver esta falta secreta, o que poderá fazer para vencê-la, a fim de “obter posse do seu próprio vaso em santificação e honra”? (1 Tessalonicenses 4:4) Deus, mediante a Sua Palavra, provê valiosa ajuda.

Em primeiro lugar, é importante reconhecer que Deus estabeleceu normas. Ele tornou claro o erro do sexo extramarital, tanto a fornicação como o adultério. (Hebreus 13:4) Portanto, se crermos que Seu modo é o melhor, procuraremos as recompensas satisfatórias da expressão sexual apenas dentro do matrimônio. (Salmo 25:4, 5) O livro Adolescência, de E. Atwater, em inglês, salienta que, com respeito à masturbação, os jovens costumam demonstrar ‘reticência, embaraço e apreensões’. Um motivo citado é que ‘a intimidade duma relação amorosa que acompanha as relações sexuais está faltando na masturbação’. Sim, há benefícios em controlar o desejo sexual até que possa ser expresso nas relações maritais amorosas.

A Palavra de Deus fornece ajuda adicional por aconselhar: ‘Todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as coisas de que se fala bem e toda virtude que há, continuai a considerar tais coisas.’ (Filipenses 4:8) É evidente que retratos eróticos e novelas imorais ‘não são castos, nem se fala bem deles, nem são virtuosos’. Entretanto, estas coisas são amiúde as coisas com que os masturbadores se alimentam. Todo aquele que estiver decidido a vencer tal falta, portanto, definitivamente deve evitar tal matéria erótica. A experiência tem demonstrado que, quando os desejos de alguém são atraídos para algo erótico que antes levava à masturbação, a firme concentração no que é justo e casto pode esfriar esses desejos. Isto é especialmente importante quando se está sozinho ou no escuro, ocasião em que a falta secreta do vício solitário é mais comum. — Romanos 13:12-14.

Uma ajuda relacionada é manter-se ativo em harmonia com a admoestação: “Mantende estrita vigilância para não andardes como néscios, mas como sábios, comprando para vós todo o tempo oportuno, porque os dias são iníquos.” (Efésios 5:15) Peça a um confidente cristão sugestões sobre coisas positivas a fazer. (Isaías 32:2) Muitos dos que venceram esta falta admitem que saberem que um cristão preocupado acompanha seu progresso ajudou-lhes a desenvolver autodomínio. Naturalmente, quem deveria ser o nosso mais íntimo confidente é Jeová. De modo que é vital recorrer a ele em oração, buscando a sua ajuda. (Filipenses 4:6, 7) Caso alguém que combate esta falta já por algum tempo ‘tropece’, pode solicitar força a Deus, renovando depois seus esforços e sendo provavelmente de novo bem-sucedido por um período ainda mais longo. — Hebreus 12:12, 13; Salmo 103:13, 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário