sexta-feira, 28 de maio de 2010

O arrependimento leva ao perdão

Deus é o supremo Juiz dos transgressores. De fato, todos nós temos de prestar contas a Deus, e ele sempre faz o que é certo. (Gênesis 18:25; Romanos 14:12) Deus é quem decide se cometemos um pecado imperdoável, e ele pode retirar seu espírito de nós. (Salmo 51:11) No entanto, se estivermos muito angustiados por causa de um pecado que cometemos, é bem provável que estejamos sinceramente arrependidos. Mas o que é arrependimento genuíno?

Arrepender-se significa mudar de atitude com relação a um erro já cometido ou que pretendíamos cometer. É lamentar, ou deplorar, o mal praticado e abandonar o proceder pecaminoso. Caso tenhamos pecado gravemente no passado, mas tivermos tomado os passos necessários para mostrarmos arrependimento sincero, podemos nos consolar com as palavras do salmista: “Ele [Deus] nem mesmo fez a nós segundo os nossos pecados; nem trouxe sobre nós o que merecemos segundo os nossos erros. Pois assim como os céus são mais altos do que a terra, sua benevolência é superior para com os que o temem. Tão longe como o nascente é do poente, tão longe pôs de nós as nossas transgressões. Assim como o pai é misericordioso para com os seus filhos, Deus tem sido misericordioso para com os que o temem. Porque ele mesmo conhece bem a nossa formação, lembra-se de que somos pó.” — Salmo 103:10-14.

Consoladoras também são as palavras do apóstolo João: “Por meio disso é que saberemos que nos originamos da verdade e asseguraremos os nossos corações diante dele quanto a tudo em que os nossos corações nos possam condenar, porque Deus é maior do que os nossos corações e ele sabe todas as coisas. Amados, se os nossos corações não nos condenarem, temos franqueza no falar para com Deus; e tudo o que pedimos recebemos dele, porque estamos observando os seus mandamentos e estamos fazendo as coisas que são agradáveis aos seus olhos.” — 1 João 3:19-22.

Nós ‘sabemos que nos originamos da verdade’ porque mostramos amor fraternal e não fazemos do pecado uma prática. (Salmo 119:11) Se por alguma razão nos sentirmos culpados, faremos bem em nos lembrar de que “Deus é maior do que os nossos corações”. Deus nos mostra misericórdia porque sabe de nossa “afeição fraternal sem hipocrisia”, de nossa luta contra o pecado e de nossos esforços para fazer a sua vontade. (1 Pedro 1:22) Nosso coração ‘não nos vai condenar’ se confiarmos em Deus, mostrarmos amor fraternal e não tivermos cometido o pecado de propósito. Teremos “franqueza no falar para com Deus” em oração e ele nos responderá, pois observamos seus mandamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário