segunda-feira, 17 de maio de 2010

A ESPÉCIE DE PESSOA QUE DEUS É

É Deus o tipo de pessoa que passaríamos a amar, se o conhecêssemos bem? Pode ser que diga: ‘Talvez. Mas visto que não podemos ver a Deus, como podemos chegar a saber algo sobre ele?’ (João 1:18) A Bíblia mostra um modo de fazer isso, dizendo: “Pois as suas qualidades invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade.” (Romanos 1:20) Portanto, se realmente examinarmos as coisas que Deus criou e refletirmos nelas, elas poderão ajudar-nos a entender como Deus é.

Conforme já vimos, uma olhada para os céus estrelados certamente nos ajuda a perceber a grandiosidade e o tremendo poder de Deus! (Salmo 8:3, 4; Isaías 40:26) Considere também a terra. Deus colocou-a nos céus de modo que obtivesse a quantidade exatamente certa de calor e luz do sol. E considere o ciclo da água. A chuva rega a terra. A água flui para os rios, os quais correm para os mares. O sol faz subir a água dos mares em forma de vapor, o qual cai para novamente regar a terra. (Eclesiastes 1:7) São muitos os ciclos maravilhosos que Deus pôs em operação para prover alimento, abrigo e tudo o que o homem e os animais precisam! E o que nos dizem todas essas coisas maravilhosas sobre a espécie de pessoa que Deus é? Que ele é um Deus de grande sabedoria, que é muito generoso e cuida de suas criações. — Provérbios 3:19, 20; Salmo 104:13-15, 24, 25.

Considere o seu próprio corpo. É evidente que foi feito para mais do que apenas viver. Foi projetado maravilhosamente para deveras usufruir a vida. (Salmo 139:14) Nossos olhos enxergam não apenas em preto e branco, mas em cores, e o mundo está cheio duma abundância de cores para nosso deleite. Podemos cheirar e saborear. Portanto, o comer não é apenas uma função necessária; pode ser delicioso. Esses sentidos não são absolutamente necessários à vida, mas são as dádivas dum Deus amoroso, generoso e atencioso. — Gênesis 2:9; 1 João 4:8.

Um exame de como Deus lida com a humanidade também mostra que espécie de Deus ele é. Ele tem um forte senso de justiça. Não mostra favoritismo para com certas raças de pessoas. (Atos 10:34, 35) É também misericordioso e bondoso. A Bíblia diz a respeito de seu procedimento com a nação de Israel, que ele libertou da escravidão no Egito: “Ele foi misericordioso; . . . ele se lembrava de que eram carne.” Os israelitas, porém, foram muitas vezes desobedientes, e isso causou tristeza a Deus. Conforme diz a Bíblia: “Faziam-no sentir-se magoado . . . e penavam ao próprio Santo de Israel.” (Salmos 78:38-41; 103:8, 13, 14) Por outro lado, quando seus servos são obedientes às suas leis, Deus se alegra. (Provérbios 27:11) Deus descreveu também como se sente quando seus servos sofrem às mãos de inimigos: “Aquele que toca em vós, toca na menina do meu olho.” (Zacarias 2:8) Não se sente induzido a amar um Deus que tem tanta afeição pelos humanos humildes e insignificantes de todas as raças e povos? — Isaías 40:22; João 3:16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário