sexta-feira, 28 de maio de 2010

Não pecaram contra o espírito santo

Ocasionalmente, um cristão, mesmo tendo confessado seus pecados graves e recebido ajuda espiritual dos anciãos congregacionais, talvez se sinta afligido pela preocupação com essas violações da lei de Deus no passado. (Tiago 5:14) Se isso estiver acontecendo com você, com certeza se beneficiará do que as Escrituras dizem sobre aqueles cujos pecados foram perdoados.

O Rei Davi cometeu um pecado grave em relação a Bate-Seba, esposa de Urias. Depois de ver de seu terraço próximo essa bela mulher banhar-se, Davi fez com que a trouxessem a seu palácio e teve relações sexuais com ela. Ao saber que a mulher estava grávida, ele armou um plano para que o marido dela, Urias, dormisse com ela e, desse modo, encobrir o adultério. Quando essa trama falhou, o rei providenciou que Urias fosse morto em batalha. Depois, Bate-Seba casou-se com Davi e deu-lhe à luz um filho que morreu. — 2 Samuel 11:1-27.

Deus cuidou do assunto envolvendo Davi e Bate-Seba. Ele perdoou Davi, pelo visto levando em conta fatores como seu arrependimento e o pacto do Reino que fizera com ele. (2 Samuel 7:11-16; 12:7-14) Com certeza Bate-Seba mostrou uma atitude de arrependimento, pois teve o privilégio de ser mãe do Rei Salomão e antepassada de Jesus Cristo. (Mateus 1:1, 6, 16) Caso tenhamos cometido um pecado, é bom lembrarmos que Jeová observa nosso arrependimento.

O alcance do perdão de Deus também é ilustrado no caso do Rei Manassés, de Judá. Ele fez o que era mau aos olhos de Deus. Erigiu altares a Baal, adorou “todo o exército dos céus” e até mesmo construiu altares a deuses falsos em dois pátios do templo. Ele fez seus filhos passar pelo fogo, promoveu práticas espíritas e levou os habitantes de Judá e Jerusalém a “fazerem pior do que as nações que Deus aniquilara de diante dos filhos de Israel”. Os avisos dados pelos profetas de Deus não foram acatados. Por fim, o rei da Assíria levou Manassés cativo. No cativeiro, ele arrependeu-se e, humildemente, persistiu em orar a Deus, que o perdoou e restaurou-lhe o reinado em Jerusalém, onde ele promoveu a adoração verdadeira. — 2 Crônicas 33:2-17.

Séculos depois, o apóstolo Pedro cometeu um pecado grave ao negar Jesus. (Marcos 14:30, 66-72) No entanto, Deus o perdoou “amplamente”. (Isaías 55:7) Por quê? Porque o arrependimento de Pedro era sincero. (Lucas 22:62) Uma clara evidência do perdão de Deus foi dada no dia do Pentecostes, quando Pedro teve o privilégio de dar um corajoso testemunho sobre Jesus. (Atos 2:14-36) Há alguma razão para acreditar que Deus seria menos perdoador em relação a um cristão sinceramente arrependido hoje? O salmista cantou: “Se vigiasses os erros, ó Jah, ó Deus, quem poderia ficar de pé? Pois contigo há o verdadeiro perdão.” — Salmo 130

Nenhum comentário:

Postar um comentário