sexta-feira, 4 de junho de 2010

Precisamos ter medo do Diabo?

As seguintes palavras de Jesus Cristo são muito fortalecedoras para os cristãos ungidos: “Não tenhas medo das coisas que estás para sofrer. Eis que o Diabo estará lançando alguns de vós na prisão, para que sejais plenamente provados, e para que tenhais tribulação por dez dias. Mostra-te fiel até a morte, e eu te darei a coroa da vida.” (Revelação [Apocalipse] 2:10) Os ungidos e seus companheiros que têm esperança de vida eterna na Terra não têm medo do Diabo. Essa ausência de medo não se deve a uma coragem natural. Ela existe porque eles têm temor reverente de Deus e ‘se refugiam na sombra de suas asas’. — Salmo 34:9; 36:7.

Apesar de tudo que sofreram, os corajosos primeiros discípulos de Jesus Cristo foram fiéis até em face da morte. Não cederam ao medo do que Satanás, o Diabo poderia fazer porque sabiam que Deus nunca abandonaria os que fossem leais a Ele. Da mesma forma, diante da intensa perseguição atual, os cristãos ungidos e seus dedicados companheiros estão determinados a permanecer íntegros a Deus. Não obstante, o apóstolo Paulo disse que o Diabo pode causar a morte. Será que isso não é motivo para se ter medo?

Paulo disse que Jesus se tornou um homem de carne e sangue “para que, pela sua morte, reduzisse a nada aquele que tem os meios de causar a morte, isto é, o Diabo, e para que emancipasse todos os que pelo temor da morte estavam toda a sua vida sujeitos à escravidão”. (Hebreus 2:14, 15) Como “aquele que tem os meios de causar a morte”, Satanás conseguiu dominar Judas Iscariotes e depois usou os líderes judeus e os romanos para executar Jesus. (Lucas 22:3; João 13:26, 27) Por meio de sua morte sacrificial, no entanto, Jesus libertou a humanidade pecaminosa do controle de Satanás e tornou possível ganharmos a vida eterna. — João 3:16.

Até que ponto o Diabo tem os meios de causar a morte? Sabemos que desde o início da carreira perversa de Satanás, suas mentiras e liderança têm causado a morte entre os humanos. Isso porque Adão pecou e, assim, transmitiu o pecado e a morte à família humana. (Romanos 5:12) Além disso, os servos terrestres de Satanás têm perseguido os adoradores de Jeová, às vezes até a morte, como fizeram no caso de Jesus Cristo.

No entanto, não devemos pensar que o Diabo pode causar a morte de qualquer pessoa que ele queira. Deus protege os que lhe pertencem e jamais permitirá que Satanás extermine da Terra todos os adoradores verdadeiros. (Romanos 14:8) É verdade que Deus permite a perseguição contra todo o seu povo, e que alguns vêm a falecer em resultado dos ataques do Diabo. No entanto, as Escrituras oferecem a maravilhosa esperança da ressurreição para aqueles que estão no “livro de recordação” de Deus — e o Diabo não pode fazer absolutamente nada para impedir essa restauração da vida. — Malaquias 3:16; João 5:28, 29; Atos 24:15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário