sexta-feira, 4 de junho de 2010

“Livra-nos do iníquo”

Não é fácil ser íntegro; isso exige orações fervorosas. As palavras da oração-modelo são especialmente úteis. Jesus disse, em parte: “Não nos leves à tentação, mas livra-nos do iníquo.” (Mateus 6:13) Deus não nos tenta a pecar. (Tiago 1:13) Contudo, as Escrituras às vezes dizem que Deus faz ou causa certas coisas quando, na realidade, ele apenas as permite. (Rute 1:20, 21) Ao orar como Jesus indicou, portanto, estamos pedindo a Deus que não nos deixe sucumbir às tentações. E ele não deixará, pois temos esta garantia bíblica: “Deus é fiel, e ele não deixará que sejais tentados além daquilo que podeis agüentar, mas, junto com a tentação, ele proverá também a saída, a fim de que a possais agüentar.” — 1 Coríntios 10:13.

Depois de mencionar a tentação na oração-modelo, Jesus disse apropriadamente: “Livra-nos do iníquo.” Algumas traduções da Bíblia dizem: “Livra-nos do mal” (Almeida; Bíblia Pastoral), ou “Protegei-nos contra o mal” (Contemporary English Version). No entanto, nas Escrituras a expressão ‘livrar de’ é principalmente usada com relação a pessoas, e o Evangelho de Mateus se refere ao Diabo como “o Tentador”, uma pessoa. (Mateus 4:3, 11) Assim sendo, é importante orar para que Deus nos livre do “iníquo”, Satanás, o Diabo. Ele tenta nos induzir a pecar contra Deus. (1 Tessalonicenses 3:5) Quando pedimos “livra-nos do iníquo”, estamos solicitando ao Pai celestial que nos guie e nos ajude para não sermos vencidos pelo Diabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário