sexta-feira, 4 de junho de 2010

O “INFERNO” NAS ESCRITURAS GREGAS CRISTÃS

Visto que acabamos de mencionar Jesus Cristo, é oportuno perguntar: Não ensinou o próprio Jesus Cristo que há um fogo literal no “inferno”? Veja o que ele disse na sua parábola do rico e de Lázaro. Jesus disse: “Morreu também o rico, e foi sepultado no inferno [em latim: infernus]. E, quando estava nos tormentos, levantando os olhos, viu ao longe Abraão e Lázaro no seu seio; e, gritando, disse: . . . sou atormentado nesta chama.” (Luc. 16:22-24, Matos Soares) Esta parábola foi registrada pelo discípulo cristão Lucas na língua grega, de modo que ele não usou a palavra hebraica Seol. A tradução católica romana da Bíblia de Jerusalém mostra a palavra grega usada por Lucas, pois reza: “Morreu também o rico e foi sepultado. No seu tormento no Hades, olhou para cima.” Sim, aqui se usa a palavra grega Hades. E há fogo no Hades, para atormentar os mortos, conforme dá a entender A Bíblia de Jerusalém (The Jerusalem Bible)?
Antes de responder a esta pergunta, fazemos a seguinte: Por que tem esta palavra grega Hades aqui traduzida por inferno (infernus) o mesmo sentido da palavra hebraica Seol? Por que não contém a idéia do Hades ensinado nas mitologias gregas pagãs? Porque depois do tempo do poeta grego Homero (ou antes de 700 A. E. C.) o substantivo próprio Hades veio a significar não apenas o “lugar dos espíritos falecidos”, mas também “a sepultura” e “morte”. Veja Greek-English Lexicon, de Liddell e Scott, primeiro publicado em 1843, Volume I, página 21, coluna 2, sob Hades, seção II.)
Portanto, quando certos judeus de Alexandria, lá no Egito, que falavam grego, começaram a traduzir as Escrituras Hebraicas inspiradas para o grego comum, por volta de 280 A. E. C., e eles iniciaram o que agora é chamado de Versão dos Setenta (Septuaginta) grega, eles usaram a palavra Hades para traduzir a palavra hebraica Seol. Portanto, ao traduzirem as palavras do patriarca Jacó, em Gênesis 37:34; 42:38; 44:29, 31, eles puseram a palavra Hades na boca de Jacó, para significar “a sepultura”, e não a idéia falsa que Homero tinha do Hades. Portanto, quando se diz que Jesus Cristo usou Hades, este não se refere a um lugar de eterno tormento ardente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário