sexta-feira, 4 de junho de 2010

COMO SATANÁS DESENCAMINHA AS PESSOAS

Não pense que os métodos que Satanás usa para fazer com que as pessoas o sigam sejam sempre fáceis de discernir. Ele é mestre em enganar as pessoas. De fato, no decorrer dos séculos, seus métodos foram tão espertos, que muitos nem mesmo acreditam que ele exista. Para tais, a perversidade e o mal simplesmente são condições normais que sempre existirão. Satanás age de modo bem parecido a muitos dos atuais líderes do crime, que assumem uma fachada de respeitabilidade, mas, por trás, fazem muitas coisas más. A Bíblia explica: “O próprio Satanás persiste em transformar-se em anjo de luz.” (2 Coríntios 11:14) Assim, podemos esperar que suas tramas para desencaminhar as pessoas muitas vezes pareçam inocentes, até mesmo benéficas.

Lembre-se de que Satanás fingiu ser amigo de Eva. Daí, ele a enganou para fazer o que ela pensou ser para o seu próprio bem. (Gênesis 3:4-6) O mesmo se dá hoje. Por exemplo, Satanás, por meio de seus representantes humanos, astutamente incita as pessoas a colocar os interesses de governos humanos até mesmo acima do seu serviço prestado a Deus. Isto tem dado origem ao espírito de nacionalismo, resultando em terríveis guerras. Em tempos mais recentes, Satanás tem induzido as pessoas a inventar diversos planos na sua busca de paz e segurança. Um deles são as Nações Unidas. Mas, criou isso um mundo pacífico? Longe disso! Mostrou antes ser um modo de desviar a atenção das pessoas do arranjo de Deus para introduzir paz na humanidade, seu iminente reino sob Jesus Cristo, o “Príncipe da Paz”. — Isaías 9:6; Mateus 6:9, 10.

Se havemos de receber a vida eterna, precisamos de conhecimento exato sobre Deus, sobre o seu Filho-Rei e sobre o seu reino. (João 17:3) Pode ter a certeza de que Satanás, o Diabo, não quer que você tenha este conhecimento e que ele fará tudo o que puder para impedir que o obtenha. Como fará isso? Um modo é por causar-lhe oposição, talvez na forma de zombaria. A Bíblia nos diz: “Todos os que desejarem viver com devoção piedosa em associação com Cristo Jesus também serão perseguidos.” — 2 Timóteo 3:12.

Pode acontecer que até mesmo amigos íntimos ou parentes lhe digam que não gostam que você examine as Escrituras. O próprio Jesus Cristo até mesmo advertiu: “Deveras, os inimigos do homem serão pessoas de sua própria família. Quem tiver maior afeição pelo pai ou pela mãe do que por mim, não é digno de mim; e quem tiver maior afeição pelo filho ou pela filha do que por mim, não é digno de mim.” (Mateus 10:36, 37) Os parentes talvez procurem desanimá-lo, fazendo-o com toda a sinceridade, porque não conhecem as maravilhosas verdades encontradas na Bíblia. Mas, se deixar de estudar a Palavra de Deus quando surge oposição, como é que Deus vai encarar você? Também, se você desistir, como poderá ajudar a esses amigos e entes queridos a entender que o conhecimento exato da Bíblia é uma questão de vida ou morte? Apegar-se você às coisas que aprende da Palavra de Deus pode, com o tempo, influenciá-los a também aprenderem a verdade.

Por outro lado, Satanás talvez seja responsável por tentá-lo a participar em alguma atividade imoral, que desagrada a Deus. (1 Coríntios 6:9-11) Ou pode ser que ele faça com que você pense ser uma pessoa ocupada demais para estudar a Bíblia. Mas, pensando bem, existe alguma coisa mais importante do que obter esta espécie de conhecimento? Não permita que coisa alguma lhe impeça obter este conhecimento que pode levá-lo a obter a vida eterna no paraíso na terra!

A Bíblia exorta: “Oponde-vos ao Diabo.” Se fizer isso, ‘ele fugirá de você’. (Tiago 4:7) Significa isso que, se você resistir ao ataque de Satanás, ele desistirá e nunca mais o perturbará? Não, porque tentará vez após vez conseguir que você faça o que ele quer. Mas, se continuar a opor-se a Satanás, ele nunca conseguirá induzi-lo a adotar um proceder em oposição a Deus. Portanto, seja diligente em obter o conhecimento todo-importante da Bíblia e em praticar aquilo que aprende. Isto é vital, para impedir que seja enganado por outra maneira pela qual Satanás desencaminha as pessoas, a religião falsa.

Um comentário: