sexta-feira, 4 de junho de 2010

“GEENA”

O lugar que Jesus Cristo associava com fogo não era o Hades, mas sim a Geena. Este nome significa realmente “Vale de Hinom”. Refere-se literalmente ao vale de Hinom, ao sul e ao sudoeste de Jerusalém. Nos dias de Jesus, este era usado como depósito de lixo da cidade, e usava-se fogo misturado com enxofre para eliminar o lixo e até mesmo os cadáveres de criminosos considerados vis demais para serem enterrados no Hades, na sepultura comum à humanidade. Em sentido simbólico, na maneira em que Jesus a usava, a Geena era símbolo da destruição total, eterna, a extinção para todo o sempre. O aniquilamento! O nome Geena ocorre apenas doze vezes nas inspiradas Escrituras Gregas Cristãs. O primeiro uso da palavra por Jesus é relatado em Mateus 5:22, 29, 30. Lemos ali (Liga de Estudos Bíblicos):
“Quem se irritar contra seu irmão, irá a juízo; quem disser: ‘Raca’ irá à barra do Sinédrio; quem disser: ‘Ímpio!’ será punido na geena de fogo. Se teu olho direito te é ocasião de pecado, arranca-o e atira-o longe de ti: pois é preferível percas um dos teus membros, a ser todo o corpo atirado à geena. E se a tua mão direita te é ocasião de pecado, corta-a e atira-a longe de ti; é preferível perderes um dos teus membros, a veres todo o corpo atirado à geena.” — Veja Marcos 9:43-47.
Para ilustrar que a Geena representava a destruição eterna, Jesus disse aos seus doze apóstolos: “Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer a alma e o corpo perecerem na geena.” (Mat. 10:28, LEB) Então, se aquilo que é chamado “alma” é destruído, como poderia ser atormentado enquanto cônscio, em fogo e enxofre, para sempre? Na Era do Obscurantismo, não levava os perseguidores religiosos para sempre para queimar na estaca o corpo dum chamado “herege”. O fogo não serve para preservar.
As outras ocorrências de Geena poderá verificar em Mateus 18:9; 23:15, 33; Lucas 12:5 e Tiago 3:6. Em todos estes casos, a Vulgata latina de Jerônimo usa a palavra geena, não infernus. Os que Deus destina à destruição eterna representada pela Geena são aqueles que, iguais a Satanás, o Diabo, e seus anjos demoníacos, são incorrigíveis, além de poderem ser restabelecidos à justiça. Foi por isso que Jesus, na sua parábola das ovelhas e dos cabritos, disse aos semelhantes a cabritos: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o Diabo, e para os seus anjos.” — Mat. 25:41, Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário