domingo, 4 de julho de 2010

O Diabo é um inimigo colossal

Mesmo assim, o Diabo ainda é um inimigo colossal. Ele “anda em volta como leão que ruge, procurando a quem devorar”. (1 Pedro 5:8) Ele não é um vago princípio do mal que reside na nossa carne imperfeita. Nós realmente temos uma luta diária contra nossas inclinações pecaminosas, é verdade. (Romanos 7:18-20) Mas a verdadeira luta é “contra os governantes mundiais desta escuridão, contra as forças espirituais iníquas nos lugares celestiais”. — Efésios 6:12.

Quão ampla é a influência do Diabo? “O mundo inteiro jaz no poder do iníquo”, diz o apóstolo João. (1 João 5:19) Naturalmente, não devemos ter obsessão pelo Diabo, nem permitir que o medo supersticioso dele nos paralise. É sensato, porém, estarmos alertas aos seus esforços de nos cegar para com a verdade e de quebrar a nossa integridade a Deus. — Jó 2:3-5; 2 Coríntios 4:3, 4.

O Diabo nem sempre usa meios brutais para atacar os que querem fazer a vontade de Deus. Às vezes, ele se disfarça de “anjo de luz”. O apóstolo Paulo alertou os cristãos a respeito desse perigo, ao escrever: “Tenho medo de que, de algum modo, assim como a serpente seduziu Eva pela sua astúcia, vossas mentes sejam corrompidas, afastando-se da sinceridade e da castidade que se devem ao Cristo.” — 2 Coríntios 11:3, 14.

Portanto, precisamos ‘manter os nossos sentidos, ser vigilantes e tomar nossa posição contra ele, sólidos na fé’. (1 Pedro 5:8, 9; 2 Coríntios 2:11) Não dê vantagem a Satanás por se envolver em alguma coisa ligada ao ocultismo. (Deuteronômio 18:10-12) Seja um bom estudante da Palavra de Deus, lembrando-se de que Jesus Cristo repetidas vezes se referiu à Palavra de Deus ao ser tentado pelo Diabo. (Mateus 4:4, 7, 10) Ore pelo espírito de Deus. Seu fruto pode ajudá-lo a evitar as obras da carne, que Satanás promove com tanta eficiência. (Gálatas 5:16-24) Também, ore com fervor a Deus quando se sente de algum modo pressionado pelo Diabo e seus demônios. — Filipenses 4:6, 7.

Não é preciso ter terror do Diabo. Deus promete verdadeira proteção contra qualquer coisa que ele possa fazer. (Salmo 91:1-4; Provérbios 18:10; Tiago 4:7, 8) “Prossegui adquirindo poder no Senhor e na potência da sua força”, diz o apóstolo Paulo. Assim você ‘poderá manter-se firme contra as maquinações do Diabo’. — Efésios 6:10, 11.

Um comentário:

  1. Olá, Toni, vejo que você tem idéia fixa em Satanás; você faz questão de fazer um monte de citações bíblicas para reforçar seus argumentos para convencer os outros, contudo, gostaria de dizer a você que o Diabo já está morto há muito tempo. Para confirmar o que digo, sugiro a você ler Hebreus 2:14. Quando Jesus morreu ele resgatou todos nós através de seu sacrifício.

    ResponderExcluir