sábado, 10 de julho de 2010

ANTÍDOTOS PARA O PECADO E A APOSTASIA

Há algum freio restritivo contra a prática do pecado? A resposta de João é: “Quem não amar, não chegou a conhecer a Deus, PORQUE DEUS É AMOR.” Assim, com surpreendente simplicidade, João apresenta seu ponto. O segredo é o amor. E o amor de Deus expresso mediante seu Filho é o antídoto para os efeitos do pecado. “Por meio disso é que se manifestou o amor de Deus em nosso caso, porque Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo, para que ganhássemos a vida por intermédio dele.” Que efeito deve ter sobre nós o conhecimento desse fato? João responde: “Amados, se é assim que Deus nos amou, então nós mesmos temos a obrigação de nos amarmos uns aos outros.” — 1 João 4:8-11.

Se realmente amarmos a Deus e ao próximo, resistiremos aos ataques do pecado e da apostasia. O amor não vai deliberadamente de encontro com as leis e os princípios de Deus. Todavia, João adverte: “Há um pecado que incorre em morte.” Os apóstatas impenitentes certamente se encontrariam na categoria dos merecedores da destruição. — 1 João 5:16, 17; Mateus 12:31; Lucas 12:31; Hebreus 6:4-6; 10:23-27.

Se dissermos que o pecado e a apostasia são o fio negro que permeia a carta de João, então o genuíno amor é um cordão de pérolas que o ofusca. Muito embora sua carta transmita uma advertência sombria, não obstante, esta é claramente iluminada por três temas recorrentes: o amor, a luz e a vida. João diz: ‘Evite os mentirosos, os anticristos, os apóstatas. Repudie as trevas, ande na luz. Rejeite o ódio e pratique o amor. Resista ao pecado, sabendo que, caso cometa pecado, tem um ajudador ou defensor junto ao Pai, Jesus Cristo.’ Sim, “o testemunho dado é o seguinte: que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho”. — 1 João 5:11; 2:1, 2.

Em seu conselho final, João adverte: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.” (1 João 5:21) No mundo da antiga Roma, tal conselho era bem apropriado. E é igualmente vital para aqueles que hoje desejam praticar o verdadeiro cristianismo e evitar a apostasia. Portanto, acatemos o conselho inspirado de João. Isso nos ajudará a resistir ao pecado, a praticar o genuíno amor cristão, a andar na vereda da verdade e a manter uma atitude inabalável contra a apostasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário