quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Julgamento e execução de “hereges”

DO CORRESPONDENTE DE DESPERTAI! NA ITÁLIA

NUM lado da sala sombria do tribunal está a mesa dos juízes, elevada e imponente. Acima do lugar do presidente, no centro, há um dossel de pano escuro e, sobre esse, uma grande cruz de madeira que se destaca no recinto. Diante do presidente, o banco dos réus.

Com freqüência descreviam-se assim os tribunais da sinistra Inquisição Católica. A acusação terrível levantada contra os infelizes acusados era “heresia”, uma palavra que evoca imagens de tortura e execução por queima na estaca. A Inquisição (do verbo latino inquiro, “fazer pesquisas, procurar saber”) era um tribunal eclesiástico especial, instituído para eliminar heresias, ou seja, opiniões ou doutrinas que não concordassem com o ensino católico-romano tradicional.

Fontes católicas declaram que ela foi estabelecida em estágios. O Papa Lúcio III instituiu-a no Concílio de Verona, em 1184, e sua organização e procedimentos foram aperfeiçoados por outros papas, se é que se pode usar a palavra “aperfeiçoar” para essa instituição temível. No século 13, o Papa Gregório IX estabeleceu tribunais inquisitoriais em várias partes da Europa.

A infame Inquisição Espanhola teve início em 1478, com uma bula papal emitida pelo Papa Sisto IV, atendendo à solicitação dos soberanos Fernando e Isabel. Foi estabelecida para combater os marranos, judeus que fingiam se converter ao catolicismo para escapar da perseguição; os mouros, muçulmanos convertidos pela mesma razão; e os hereges espanhóis. Devido ao seu zelo fanático, o primeiro inquisidor-geral da Espanha, Tomás de Torquemada, frade dominicano, passou a personificar os piores aspectos da Inquisição.

Em 1542, o Papa Paulo III instituiu a Inquisição Romana, que tinha jurisdição sobre o inteiro mundo católico. Ele designou um tribunal central de seis cardeais chamado Congregação da Santa Inquisição Romana e Universal, uma assembléia eclesiástica que iniciou “um governo de terror que encheu toda a Roma de medo”. (Dizionario Enciclopedico Italiano) A execução de hereges aterrorizava os países onde a hierarquia católica tinha controle total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário