quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A igreja de Joseph Smith hoje

Os mórmons acreditam que sua religião é a restauração da verdadeira igreja, com seu sacerdócio e suas ordenanças. Daí o seu nome oficial: Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Na Igreja Mórmon não há distinção entre clero e leigos. Em vez disso, a partir dos 12 anos, todo adepto do sexo masculino, digno, pode ajudar a cuidar dos vários deveres da igreja, alcançando o sacerdócio aos 16 anos.

A maioria dos cargos na igreja não são remunerados, e as famílias dos Santos dos Últimos Dias participam nos muitos programas patrocinados pela congregação em sua localidade, ou ala. Em nível congregacional, os élderes, os bispos e os presidentes das estacas (distritos) supervisionam os bem-organizados assuntos da igreja. Um conselho de 12 apóstolos, em Salt Lake City, tem jurisdição mundial. Por fim, o presidente da igreja — reverenciado como profeta, vidente e revelador — e dois conselheiros compõem o corpo que preside a igreja, chamado de Quorum da Presidência, ou Primeira Presidência.

Várias ordenanças afetam a vida dos mórmons devotos. O batismo, que significa arrependimento e obediência, pode ocorrer depois que o crente completa oito anos de idade. O lavamento e a unção o purifica e consagra. A cerimônia do endowment (investidura) no templo envolve uma série de convênios, ou promessas, e uma veste de baixo especial, do templo, a ser usada sempre daí em diante, como proteção contra o mal e como lembrete dos votos de segredo assumidos. Também, um casal de mórmons pode selar seu casamento num templo “pelo tempo e pela eternidade”, para que sua família não seja desfeita no céu, onde o casal pode continuar a ter filhos.

O mormonismo tem ganhado aceitação graças a seu programa social, estabelecido para que “a maldição da ociosidade fosse eliminada”. É financiado pelos adeptos da localidade, que renunciam a duas refeições por mês e doam o valor delas à igreja. Além disso, exige-se que os fiéis paguem o dízimo. A família e os amigos suprem os fundos para sustentar os missionários mórmons, em geral jovens que dedicam cerca de dois anos ao serviço.

Abnegação, famílias unidas e responsabilidade cívica são características da vida dos mórmons. Mas quais são as suas crenças?

Um comentário:

  1. estimado postante vc ja foi missionario ou ja foi menbro da igreja ou meramente segue o que se tem escrito sobre a mesma para dizer toda esta escrita se nao foi devia saber que os missionarios aprendem desde tenra idade que devem custear uma missão o os mais pobres arramjam alguns irmãos da ala ou ramo para ajudadrem nas suas dificuldades de missão ou pesquise no site oficial da igreja sud que o Senhor o Abençoe e guarde na Paz do Senhor .

    ResponderExcluir